quinta-feira, 19 de julho de 2007

ABRAÇO À RUA CORTE REAL - SÁBADO 21/07/07

Prezados Higienopolitanos:

Vamos prestigiar o evento do pessoal da Corte Real neste próximo Sábado.

José Henrique
Movimento Higienópolis Vive!

AOS AMIGOS DE PORTO ALEGRE!

VENHAM PARTICIPAR DO ABRAÇO À RUA CORTE REAL Nºs 82/94
DIA 21/07/2207 ÀS 15 HORAS – SÁBADO PRÓXIMO.

Será uma manifestação pacífica de apreço e de divulgação do que está acontecendo nesta área e de como esta previsão de obra não está isolada do que vem ocorrendo neste Bairro e em tantos outros desta Cidade Sorriso. Nosso bairro está perdendo sua característica! Nossos imóveis estão se desvalorizando dia-a-dia com esse furor imobiliário.

O objetivo é mostrar “in loco” os prejuízos ambientais de um empreendimento imobiliário de tal monta neste local, são 140 apartamentos! Temos laudos da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul para comprovar a importância da avifauna e da vegetação ali existente (veja alguns exemplos abaixo). Temos as cartas, já enviadas, aos setores públicos onde abordamos questões de trânsito, telefonia, saneamento, energia elétrica entre outros ...

Muitos moradores já estão envolvidos neste movimento para alterar significativamente o projeto, mas faz-se necessário o esforço de todos. O movimento de moradores só terá guarida junto aos órgãos públicos e ao empreendedor mediante a adesão de um número significativo de pessoas.
Toda a ajuda é bem-vinda para mobilizar a sociedade. Algumas sugestões de atitudes para contribuir com o êxito desta luta: enviar material aos meios de comunicação, mobilizar seus vereadores, seus amigos, vizinhos, colocar lembretes em local visível para que todos possam ver/ler/lembrar,etc. Divulgue e participe!

Movimento dos Moradores do Corte Real e Arredores
Contatos: exfonseca@hotmail.com mhfinkel@hotmail.com

Os laudos da FZB ressaltam a presença de um dossel de árvores que incluem várias espécies frutíferas (pitangueira, chal-chal, capororoca, butiá e outras) que diferenciam o local em relação ao entorno, constituindo-se num verdadeiro "oásis" para as aves, que ali encontram abrigo e alimento. Numa única visita foram observadas vinte espécies de pássaros, que além dos freqüentes na cidade, como o sabiá-laranjeira, sanhaçu-cinzento, joão-de-barro, mostrou a presença do pica-pau-verde-barrado e da saracura-do-brejo, que denotam um ambiente natural mais exigente.

A surpresa da vistoria foi a identificação de uma pomba pariri, Geotrygon montana, uma espécie que habita o interior de florestas e que é considerada rara e pouco conhecida em Porto Alegre, não tendo registro de avistamento nem mesmo no Jardim Botânico.

Quantos tesouros mais estarão ocultos nos velhos pátios de Petrópolis? Será justo permitirmos a destruição de tantas coisas boas que depois não conseguiremos repor?

Nenhum comentário: