segunda-feira, 14 de maio de 2007

O Bairro e História do bairro Higienópolis - Porto Alegre - RS

O bairro






O bairro pertence à Região de Orçamento Participativo 2/Noroeste e tem 9.096 habitantes, representando 0,67 % da população do município. Com área de 1,06 km², representa 0,22 % da área do município, sendo sua densidade demográfica de 8.581,13 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 0,5 % e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 18,2 salários mínimos.

História do bairro Higienópolis HIGIENOPOLIS

Localizado na zona norte da cidade, nos altos da avenida Dom Pedro II, o bairro Higienópolis foi oficializado pela lei n.º 2022 de 07/12/1959. Limita-se com os bairros Passo d’Areia, ao norte e, ao sul, com o bairro Auxiliadora. O nome do bairro, segundo o cronista Ari Veiga Sanhudo, vem do grego Higia que, na mitologia grega, é consagrada como fada da higiene, representando o que é são e exemplar em nossas vidas. Ainda segundo o cronista, o bairro representava, já em meados do século XX, um dos melhores e mais arejados locais de moradia da cidade. Há indícios dos primeiros loteamentos da região em finais do século XIX, quando a estrada da Pedreira (atual Plínio Brasil Milano) é envolvida pela malha urbana da cidade, em função dos loteamentos dos bairros Auxiliadora e Higienópolis. A denominação da estrada da Pedreira foi alterada pela lei municipal n.º 486 de 17/11/1950, em homenagem ao advogado e delegado de Polícia Plinio Brasil Milano. Outra importante via do bairro é a av. Dom Pedro II, aberta na segunda década do século XX, na administração do intendente José Montaury. A inclusão desta rua no plano de pavimentação do prefeito Alberto Bins, que implantara faixas de cimento nas vias radiais, ligando-as depois por uma cinta perimetral, tornou a Dom Pedro uma das mais importante ruas do sistema viário da cidade. Atualmente, é trecho da III Perimetral de Porto Alegre. Nesta avenida, encontra-se a Igreja Martin Luther desde 1936 e, ao lado, o Colégio Pastor Dohms, fundado em 1931 por iniciativa de moradores do bairro, apoiados pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre, pelo Consulado Alemão. Situa-se no bairro o maior cemitério municipal da cidade, o São João, em atividade desde agosto de 1936, numa área de aproximadamente 9,5 hectares. Localiza-se na Rua Ari Marinho, 297. O bairro Higienópolis mescla características residenciais e de serviços, pois encontra-se no bairro uma variada rede de prestação de serviços (bancos, escritórios, comércio, lazer). Os modernos edifícios residenciais e comerciais compõem a paisagem do bairro, que se caracteriza pela verticalização dos imóveis. Nas duas últimas décadas o mercado imobiliário expandiu-se na região e, hoje em dia, Higienópolis caracteriza-se como bairro de classe média de Porto Alegre.
REFERENCIAS: FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. 2º edição. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992. SANHUDO, Ary Veiga. Porto Alegre: Crônicas da Minha cidade. Porto Alegre: Editora Movimento/Instituto Estadual do Livro,1975. Dados do Censo/IBGE 2000 In: http://www.portoalegre.rs.gov.br

Veja mais no site ObservaPOA de onde extraímos estas informações

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/observatorio/default.php?p_sistema=S&p_bairro=127

Movimento Higienópolis Vive!

Nenhum comentário: